Jennifer Campbell

Para todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a harpista que será a professora da Oficina de Música de Curitiba, disponibilizo aqui algumas informações e vídeos.

Jennifer nasceu em Dundee, na Escócia, em 1983. Iniciou seus estudos na clàrsach (em português harpa irlandesa, ou ainda, apesar de não ser um termo muito específico, harpa céltica) aos 5 anos de idade. Foi a mais jovem finalista da história da Young Tradicional Musician of the Year, do canal britânico BBC. Venceu o primeiro prêmio do The World Harp Festival para menores de 15 anos, competição na qual todos os outros vinte e três concorrentes tocavam harpa de pedais.

Estudou a harpa de pedais na Purcell Music School em Londres, sob a orientação de Charlotte Seale. Tocou com a London Schools Symphony Orchestra neste período. Apresentou-se no Buckingham Palace, St. Martin-in-the-Fields, tendo sido a primeira musicista a tocar na House of Lords.

Sob a orientação de Brigitte Sylvestre, concluiu o bacharelado em harpa, no Conservatoire de Paris, onde recebeu o primeiro prêmio por sua performance em estudos orquestrais e solo. Em 2006 foi orientadora de harpa de pedais e clàrsach no Conservatoire de Paris 17eme arrondissement.

Em Paris, atuou com música de câmara e teve contato com música contemporânea e jazz. Tocou em grandes palácios e museus, como Versailles, Chantilly, Louvre, Orsay, entre outros.

Desde outubro de 2008 é harpista da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB).

Estas informações, em sua maior parte, foram extraídas do site da Oficina de Música de Curitiba.

Os vídeos a seguir foram gravados durante a London Harp Competition 2001.

Fuga da Sonata no. 1 para Violino de J.S. Bach - trascrição de Marcel Grandjany


Variações sobre o Tema de Haydn - arranjo de Marcel Grandjany



Night Dances - Ruby Aspinall

Comentários