Hélio Leite

Estou postando aqui a biografia que o Hélio me enviou. Vou tentar fazer isso com cada um que me peça para divulgar seu evento aqui, assim estaremos não só divulgando a harpa, mas o trabalho dos harpistas do Brasil. 

Natural do RJ, estudou harpa com a célebre virtuosa espanhola Léa Bach de Llobera, Maria Célia Machado (UFRJ), Deborah Feld (Indian Hill Symphony) e em master class com Sarah Bullen (Chicago Symphony).

Com pouco mais que um ano de iniciado no instrumento, foi aprovado no vestibular para o Bacharelado em Harpa da UFRJ, fato inédito na história deste curso dadas as dificuldades inerentes ao instrumento. No mesmo ano, ingressou por concurso na Orquestra Jovem do Theatro Municipal do Rio/Funarj e também como 2º harpista na Orquestra Sinfônica Brasileira com destacados elogios por parte de seu então diretor musical, maestro Isaac Karabtchevsky.

Em 1985, foi um dos cinco alunos selecionados em audição nos diversos cursos de graduação da UFRJ para os concertos comemorativos do tricentenário de Bach e Haendel quando tocou a Partita em Si menor para violino de Bach em transcrição para harpa.

Em 1988, após sua 1ª atuação como convidado na Orquestra Sinfônica do PR, transfere-se para Curitiba após ingresso no grupo mediante concurso público. No ano seguinte, um convite para ocupar a cadeira de 1ª harpa da Orquestra Sodre-Uruguai pelo seu diretor musical à época, maestro David Machado.

Paralelamente às temporadas da OSP, tem prestado como 1ª harpa convidado em praticamente todas as orquestras mais importantes do país; duas temporadas completas com a OSPA (1997/1998), como 1ª harpa na Osesp (1997 a 1999), Sinfônica da Bahia, Orquestra da Radio Cultura-SP, concertos com a Orquestra do Teatro Nacional de Brasília, Sinfônica da Paraíba, Orquestra de Câmara de Blumenau, entre outras. Deu palestras e master classes para a American Harp Society, Festival Vale do Café (RJ), cursos de harpa em Treze Tílias-SC e Porto Alegre e ainda, palestras sobre a obra do compositor de sua predileção, Richard Wagner, para as séries "Ópera em Video-laser" do Banco Real. Participou das 3ª e 5ª edições do Rio Harp Festival, tocando, neste ano, um dos recitais de encerramento do evento carioca juntamente com o harpista barroco inglês Andrew Lawrence-King. Em julho de 2010, tocou o 1º recital de harpa do Festival de Música de Londrina em 30 anos de história deste evento.

Para mais informações sobre Hélio Leite ou para contactá-lo, acesse o site do harpista: http://www.artedaharpa.com.br.

Comentários