Mãos sempre quentinhas

Mãos geladas e suadas. Já experimentou isso?

Ter as mãos nestas condições indica que você está em estado de alerta. Seu sangue deixou as extremidades para irrigar com maior intensidade os seus músculos dos braços e pernas - e assim você pode lutar ou sair correndo mais facilmente.

Mas se isso acontecer durante um recital ou concerto, pode não vir a ser muito agradável ou útil. Na verdade, muito pelo contrário. Quando você mais precisa de suas mãos, você vai querer mantê-las bem irrigadas e quentinhas para uma melhor performance.

Ter um lenço no bolso é sempre válido para secar suas mãos e até mesmo para secar as próprias cordas da harpa, caso elas fiquem lisas e escorregadias. Mas isso não soluciona o problema de mãos geladas.

Uma dica para esquentar as mãos é imaginar que ela está aberta sobre uma fogueira. Allan & Barbara Pease no livro "Desvendando os segredos da Linguagem Corporal" afirmam estar provado que esta técnica de visualização aumenta a temperatura da palma da mão em três a quatro graus, em média.

Ainda que a dica seja para situações de tensão e nervosismo, ela certamente funciona para ocasiões em que é o próprio ambiente que está muito frio. 

Para aqueles que sempre têm as mãos frias, é bom colocar atenção pois pode ser resultado de uma má circulação do sangue. 

Manter hábitos saudáveis tais como beber bastante água, fazer exercícios com regularidade, evitar fumo ou bebida alcoólica, ingerir alimentos ricos em fibras e usar roupas confortáveis certamente ajudará a melhorar a circulação sanguínea. 

Outra dica é a automassagem. Passar um creme toda noite antes de dormir, massageando todo o corpo, ajudará sua circulação e você notará suas mãos mais quentes durante o dia.

Mais uma dica: não fique muitas horas sentado sem se movimentar, Seja na harpa ou na frente da TV ou computador, estique-se de tempos em tempos.

Comentários