Mais dicas para montar um programa

Apresento aqui mais algumas dicas extraídas do curso Fundamental s of Rehearsing Music Ensembles da University of North Carolina at Chapel Hill (com o professor Dr. Evan Feldman, disponível online no site Coursera).

O professor Daniel Huff utiliza uma fórmula que ele chama de "programa de casamento": algo novo, algo velho, algo emprestado e algo azul (do inglês something old, something new, something borrowed, somenthing blue*).  Ele procura sempre incluir peças históricas, contemporâneas, populares e sempre muita variedade.

Outra dica do mesmo professor é evitar relações estranhas entre os tons das peças. Ele escolhe sempre peças em tons cada vez mais altos, jamais o contrário (se vai tocar uma peça em D, a próxima será em Eb, nunca Db). Assim, procura-se um brilho cada vez maior.

Para economizar o tempo gasto com aplausos, é possível agrupar pequenas peças (por exemplo três ou quatro peças curtas de um mesmo período ou compositor), como se elas fossem uma só. Assim, os aplausos virão ao final de cada grupo. Nesse caso, é importante deixar claro para o público quando cada nova peça se inicia.

O professor Tõnu Kalam nos lembra que existem peças contrastantes e outras que se complementam, algo interessante de se pensar ao elaborar um programa. Ele não gosta de programas em que todas as peças são de um mesmo compositor, ou ainda todas em um mesmo tom. Talvez o público nem perceba, mas pode haver uma certa "fadiga auditiva".


* Para aqueles que ficaram curiosos, essa é a fórmula do que uma noiva deveria vestir para ter sorte no casamento, de acordo com a tradição britânica.

Comentários