Scottish Storytelling

Andei lendo meu post sobre minha viagem para a Escócia e o EIHF (clique aqui para ler) e vi que não cumpri minha promessa de contar um pouco mais especificamente sobre o que aprendi no festival!!! E foi tanta coisa.. que já começo a me esquecer.. rsrs

Mas o que me chamou muito a atenção foram as aulas com Heather Yule nas quais ela nos ensinava como utilizar o instrumento para contar estórias (storytelling). Não muito ao estilo Patrick Ball, porque ele toca música e conta estória separadamente, mas Yule insistia em usar o instrumento como percussão, efeitos e claro, música, mas sempre integrando com a estória.

Alguns exemplos de efeitos que podem ser usados (perdão, mas minhas anotações, se não me engano, ficaram no Rio): glissando com unhas, colocar um pedaço de pano nas cordas para abafá-las e conseguir um efeito seco, utilizar a chave de afinar de metal e passá-la de baixo para cima e vice-e-versa nas cordas ainda vibrando, o que gera um efeito de.. ah sei lá, um som "uónn-uónn", bater na caixa, cantar dentro da caixa (aliás, esse efeito fui eu que ensinei pra ela, e quem eu vi usando pela primeira vez foi a Rita Costanzi), bater nas cordas com as palmas das mãos abertas, criando um efeito gongo (ao estilo Cristina Braga), glissando de levers, entre tantos outros que não me vêm à memória nesse momento.

Mas não só efeitos, utilizar pequenos trechos musicais, intervalos, arpejos, etc, para dar mais vida às estórias.

Mas que estórias!! Queria ter passado minha infância escutando as estórias escocesas. Que desastre!! E ao mesmo tempo, que fascínio que me causam!! Encontrei essa aqui (sem fundo musical), em inglês, por Fiona Herbert. Genial!! 

Comentários