Yolanda Kondonassis - Um pouco de Salzedo

Adorei essa entrevista com Yolanda Kondonassis, feita antes do lançamento do seu CD em homenagem a Salzedo. Lembro de na primeira postagem do blog ter comentado que gostaria de expor aqui diversas coisas, entre elas as diferentes técnicas do instrumento. Mas nunca falei sobre isso, porque na verdade ainda é para mim um assunto meio sombrio. O Hélio Leite (harpista de Curitiba) andou me explicando algumas coisas, mas ainda estou longe de poder falar sobre a técnica Salzedo. Mas a Yolanda nesse vídeo comenta algo que ele já tinha me falado: não é apenas uma técnica, é toda uma filosofia de como tocar, a relação músico-instrumento... O Hélio bem que podia escrever um artigo para eu postar aqui. Se quiser, aí está o convite. Assim você tira os estudantes brasileiros da ignorância. Não vamos todos virar Salzedos, mas pelo menos vamos conhecer um pouco mais (pelo menos na teoria) e quem sabe até incorporar algumas coisas.

Adorei a parte que a Yolanda diz que como ela já tocava piano, a harpa pareceu fácil para ela a princípio, de forma que ela rapidamente se envolveu com o instrumento. E quando ficou difícil (porque a harpa é um instrumento difícil, segundo ela) ela já estava muito envolvida. Achei demais, porque acho que aconteceu o mesmo comigo. Na verdade ainda teimo em dizer que a harpa não é difícil, é só demorada. Aliás, tem uma frase do Dalai Lama que todos os harpistas deveriam conhecer: "Não existe nada na vida, que através da prática constante, não se torne fácil." E outro dia fiquei felicíssima de saber que a grande harpista Acácia Brazil (professora da minha professora) também dizia que a harpa não era difícil.

Bem, segundo a Yolanda, se eu digo que a harpa não é difícil, é provavelmente porque ainda tenho um longo caminho pela frente... Vamos ver até quando continuo dizendo o mesmo... Veremos. Postarei aqui no dia em que mudar de ideia. Ou não vou mudar de ideia só de teimosia mesmo.

Yolanda Kondonassis é uma harpista americana de grande renome internacional, atuando especialmente como solista. É considerada uma das harpistas com mais gravações no mudo. No site da harpista é possível ler sua biografia completa, assim como comprar CDs e livros, ler críticas, ver fotos, etc. Na parte de "media" é possível assistir a esta entrevista e outras e ouvir também entrevistas a rádios.

Yolanda Kondonassis - Salzedo's Harp (em inglês, sem legendas)

Comentários