Harpo Marx

Nascido em 1888, nos Estados Unidos, Arthur Adolph "Harpo" Marx era o segundo mais velho dos Irmãos Marx, grupo de irmãos comediantes que fizeram teatro, cinema e televisão, tendo alcançado muito sucesso na época. Ele nunca falava durante suas apresentações, estilo que adotou após ler uma crítica "Adolph Marx representou belas pantomimas que eram arruinadas toda vez que ele falava". Porém, seu grande diferencial é que ele era um comediante que tocava harpa. E tocava muito bem!

De grande talento musical, ele conseguia tirar som de aparentemente qualquer instrumento que tivesse à sua frente. Ele foi autodidata ao aprender a tocar o instrumento, assim como o piano. Harpo aprendeu a sentar-se na harpa através de uma figura de um anjo tocando harpa, que estava invertida. Então, inicialmente, ele tocava com a harpa em seu ombro esquerdo, como se pode ver na foto à esquerda. Além disso, como não sabia afiná-la, passou a afinar à sua própria maneira, tendo descoberto mais tarde que a afinação estava bem mais baixa do que a habitual. Porém, por mais que tentasse não conseguia mudar sua forma de afinar. Em seus filmes as harpas estão afinadas em sua forma característica particular.

Harpo raramente tocava a mesma harpa em seus filmes. Às vezes o que ele tocava não era nem mesmo uma harpa, como em Go West, em que na verdade ele toca um tear, ou em At the Races em que ele ele toca um piano desmontado. Elas eram geralmente suas próprias harpas, mas ele costumava trocá-las com grande frequência (que inveja..!). Por fim, ele comprou duas Lyon & Healy Gold-Gilt Concert Grand modelo nº 24, com as quais permaneceu por muitos anos. 

Harpo faleceu em 1964. Pouco depois de sua morte, sua esposa Susan Fleming e seu filho Bill Marx decidiram doá-las para os departamentos de harpa de duas universidades em Israel - Harpo era judeu - , com a condição de que fossem usadas e não exibidas como peças de museu. Ao chegar em Israel, a alfândega queria cobrar de Susan uma taxa de 100% pelas harpas (viu, não é só no Brasil que essas coisas acontecem...). Ela já estava pronta para voltar para casa com as harpas, quando um oficial anunciou que o pagamento das taxas não seria necessário.

Liszt: Rapsódia Húngara nº 2


Comentários

  1. muito bom harpista, tem um video no youtube onde ele toca rapsodia hungara de Frans List, e chega a ser comovente o estilo dele de tocar harpa.alem de otimo na harpa um excelente mimico e comediante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro! O vídeo da Rapsódia Húngara é incrível!!

      Excluir

Postar um comentário