Crianças que tocam como adultos

Ontem fui a um concerto do galês Benjamin Creighton, no V Rio Harp Festival. Fiquei impressionada com o garoto de 13 anos e com razão. Difícil encontrar no Brasil um estudante de harpa (mesmo adulto!) no nível dele. Aí comecei a pesquisar na internet outros casos, só como curiosidade, para postar aqui.

O primeiro, do próprio Benjamin aos 11 anos de idade tocando La Source de Alphonse Hasselmans. Essa peça faz parte do repertório harpístico de grandes intérpretes. Se ele já chegou aí com essa idade, tento imaginar onde ele estará quando estiver aos 50...




Alexander Andrushchenko, da Rússia, aos 8 anos, tocando a primeira parte do Concerto para Harpa de Handel, peça estudada na faculdade pelos estudantes brasileiros. Reparem que ele está sentado em cima de alguns livros para conseguir ficar na altura certa. No começo do vídeo também é possível observar que ele está com os pés apoiados num mecanismo que permite que ele acione os pedais, já que os seus pés ainda não os alcançam. Hoje ele tem 11 anos.




Participou também do Festival de Harpas o menino prodígio brasileiro, Davi Lucena, atualmente com 14 anos. Infelizmente não pude estar presente para ver pessoalmente, mas o menino realmente impressiona. Vejam que ele não toca a harpa de concerto (de pedais) como os outros garotos. A harpa dele é a harpa paraguaia, tradicional nos países latinos de colonização espanhola e muito mais acessível aqui no Brasil. A música é Pajaro Campana, canção popular paraguaia.

Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa, Rayana! Que esse blog dê certo! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Dino! Venha sempre conferir as novidades! Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário