Quando o frio dificulta tudo

Está chegando o inverno, mas nós brasileiros, em geral, não precisamos nos preocupar com isso! Afinal, nosso país não tem grandes diferenças entre as estações, especialmente do sudeste pra cima.

Mas e se você morasse em um lugar onde faz realmente muito frio? 

Merchiston Castle School
A experiência na Escócia ano passado (Edinburgh International Harp Festival) me mostrou que as coisas podem ser bem diferentes para os harpistas dependendo da latitude em que nos encontramos. Fui para lá no início de abril, mas o inverno ainda não tinha terminado totalmente. Na manhã que cheguei, ainda havia neve nas montanhas ao fundo e faziam apenas 4 graus.

Dentro de todos os lugares era bem aquecido, mas me lembro de numa determinada noite, ter tido que cruzar o castelo por fora (sim, o festival foi num castelo!!!). Sério, acho que foram no máximo 90 segundos e eu estava tremendo da cabeça aos pés quando entrei na outra porta. Havia um finlandês, se não me engano, que quando me viu abriu um sorriso. "Estou com frio", eu disse. "Estou vendo" foi a resposta um pouco óbvia. Ele disse que para ele aquilo não era tão frio e que eu sentiria bastante frio no país dele. Não tenho dúvidas. Eu sinto frio até em João Pessoa!

Ainda tinha um pouco de neve na montanha lá atrás! 
Mas... mesmo que os finlandeses não sintam frio, as harpas respondem ao frio-calor-frio-calor desafinando! Como no festival (de harpas celtas) cada um tinha sua harpinha (no meu caso, alugada para o festival), tínhamos que carregá-la de um lado a outro durante o dia, o que já era uma dificuldade por causa do peso e da dor nas mãos, por causa do frio. Se quiséssemos levá-la para nosso quarto para estudar, ou para o salão da casa onde estávamos, onde era aquecido (era meio estilo Harry Potter, haviam diferentes casas e salões comunais.. rsrs bem típico. Adorei.), não havia problema algum, mas poderíamos também deixá-la numa sala onde se guardavam as harpas, sem aquecimento. As salas de aula eram quentes, mas para chegar até elas, fazia muito frio. Assim, com essa mudança de temperatura, não importa se você tivesse afinado ela 2 horas antes, era impossível mantê-la afinada. Demorei um pouco para entender isso e perceber que eu teria que afiná-la toda vez que precisasse dela. Não estava entendendo o motivo de tanta desafinação.. hehe.

Bom, além disso, os dedos ficam mais rígidos no frio e é difícil tocar. Mas isso eu não aprendi na Escócia, aprendi aqui no Brasil mesmo, também no ano passado. Tivemos um intensivão no sítio da Cristina Braga, em Sacra Família do Tinguá/RJ, no inverno. Fizemos uma apresentação numa varanda bem grande, de manhã. Dava para ver a neblina em meio às árvores. As cordas da harpa pareciam facas entrando em meus dedos, naquele frio. E o dedo mais rígido fica menos ágil.

Temos que ficar felizes pelo clima que temos. Percebo muita mudança na afinação quando chove muito, ou com mudanças bruscas de temperatura, mas nada tão marcado como o que vivi na Escócia. E como seria na Finlândia?!

Comentários