3º CONHARPA

Concurso latino-americano de harpas é primeira atração do FEMUSC
18 janeiro 2012

O FEMUSC – 7º Festival de Música de Santa Catarina tem abertura oficial no domingo, dia 22, com a apresentação do duo de violino e violão para o lançamento do CD de Daniel Guedes e Mário Ulloa, às 20 horas, no Centro Cultural de Jaraguá do Sul, dando início à programação que se estende até 4 de fevereiro.

As atividades do Festival, entretanto, começam no domingo ainda pela manhã, com a realização do 3º CONHARPA – Concurso Latino-Americano de Harpas. O evento é aberto ao púbico em geral e o ingresso é de graça. Informações pelos telefones (47) 3275-2477 e 3373-8652 – a programação completa do Festival pode ser conferida em www.femusc.com.br.

O objetivo do evento, que começa às 9h30min e encerra na terça-feira (23) com a premiação e apresentação dos vencedores às 19h, é promover o intercâmbio e o aprimoramento do instrumento.

Conforme Vanja Ferreira, musicista carioca que integra a organização do concurso, “a harpa é o instrumento orquestral menos desenvolvido no Brasil e América Latina”. O alto custo dos instrumentos e as altas taxas de importação têm limitado o desenvolvimento de harpistas profissionais e jovens interessados no estudo da harpa.

O diretor artístico do FEMUSC, maestro Alex Klein, sempre faz questão de ressaltar que o panorama da harpa no Brasil começou a mudar quando a SCAR – Sociedade Cultura Artística foi agraciada com a doação de 16 instrumentos. A doação, feita pelo empresário Wander Weege, do grupo Malwee, trouxe a perspectiva de revigoramento do ensino do instrumento. Além da utilização durante o FEMUSC, nos demais meses do ano os instrumentos são cedidos a outros municípios de todo o País, e o Estado criou o Circuito Catarinense de Harpas (Jaraguá do Sul, Blumenau, Timbó e Pomerode).

O CONHARPA é o primeiro concurso voltado a jovens harpistas, com o objetivo de revelar talentos e impulsionar a carreira artística na América Latina. A programação acontece nos dias 22 e 23, com apresentações individuais nas categorias iniciante, intermediário e avançado, para avaliação dos jurados. No dia 22, das 19h30 às 20h30 haverá o Concerto de Encerramento e entrega de premiação aos vencedores.



FEMUSC – 7º Festival de Música de Santa Catarina
(47) 3373-8652 / www.femusc.com.br / www.twitter.com/femusc


Informações retiradas do site do Femusc. Clique aqui e acesse a notícia.

Comentários