Kayagum

O kayagum, ou gayageum é uma espécie de cítara tradicional coreana, com 12 cordas, apesar de recentemente estarem sendo construídos variantes com 21 ou outro número de cordas. É provavelmente o mais conhecido instrumento tradicional da Coreia, pertencendo à famíla das cítaras. É muito parecido com o koto japonês ou o chinês guzheng (harpa de mesa), de onde acredita-se que ele tenha se originado.

Cítara
Lira
A grande diferença entre a família das cítaras e a família das harpas é que as cordas, no caso das cítaras, são esticadas sobre uma caixa de ressonância. Já nas harpas é possível ver através das cordas, pois a caixa de ressonância fica perpendicular a elas. No entanto, há também diferença entre a família das harpas e das liras, pois as cordas, nas liras, são sempre do mesmo tamanho. Na família das harpas, as cordas são de tamanhos diferentes, dando ao instrumento um formato triangular.

Posto aqui dois vídeos, um deles com música tradicional coreana, o outro com música ocidental utilizando o instrumento.




Comentários

  1. Eu sou apaixonada pela coreia! Kpop, musica tradicional sul coreana!Eu realmente gosto muito, só que moro no rio de janeiro, e procuro por aqui, cursos do idioma coreano e até mesmo quero comprar um Kayagum (que eu conhecia por outro nome), porem aqui parece não ter nem professor, e nem aonde se venda o instrumento D:
    Fico muito triste com isso se puderem me ajudar !! Ficarei grata *_* meu email pra algum contato sobre o assunto é, lelenogueira96@hotmail.com :D

    ResponderExcluir
  2. Puxa, eu realmente não posso ajudar. Espero que você consiga seu professor!! Abraço

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma citara a venda...Se ajudar:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-231206696-citara-ideal-som-decada-de-70-_JM

    Absss

    ResponderExcluir

Postar um comentário