Rita Costanzi e Silke Aichhorn

Como prometi, vou postar aqui algumas informações sobre as duas harpistas que darão as master classes no Femusc 2011.

Rita Costanzi, americana, atualmente vivendo em Nova York, é concertista, atriz, professora, compositora, escritora. Viveu por 28 anos em Vancouver, Canadá, onde foi a primeira harpista da Vancouver Symphony e da CBC Radio Orchestra, tendo atuado também na University of British Columbia School of Music, no Comox Valley Youth Music Center e na Symphony Orchestra Academy of the Pacific. Atuou internacionalmente nos festivais de Tanglewood, Mariboro, Chautauqua, Sitka e Bellingham, assim como no World Harp Congress, Cambridge Music Conference e Musikfest Horwelten. No Brasil, tem atuado desde 2007 nas edições do Femusc (Festival de Música de Santa Catarina), tendo atuado também em edições do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e apresentado-se no RioHarpFestival. Recentemente, participou da comissão julgadora da Montreal Symphony Standard Life Competition e foi convidada para dar uma semana de master classes para a Venezuelan Youth Orchestra System. Como professora, atuou na Juilliard e Eastman School, Peabody Conservatory, New York University, University of Toronto School of Music e Glenn Gould School. Foi convidada para o cargo de professora adjunta de harpa da New York University's Steinhardt School em 2008.

Silke Aichhorn, alemã, tem ensinado harpa há 15 anos. Atuou como professora na École de Musique Cossonay (França), no Conservatório de Lausanne (França), Conservatório de Neuchâtel (França), Conservatório de Berna (Suíça) e na Escola de Música Emertsham (Alemanha). Desde 2004 tem sido orientadora de mestrado em Arosa, Suíça, na Academia Musical Juvenil em Ochsenhausen/Baden-Württemberg e na Jeunesses Musicales Weikersheim (Alemanha). É juri regular da Swiss Youth Musc Competition. Atua como solista. Participou do Femusc 2010, ao lado de Rita Costanzi.

Perdão, isso foi o que eu consegui entender do site em alemão (com a ajuda do google tradutor).. se alguém quiser ajudar, seria ótimo, consegui muito mais informações sobre a Rita. 

Eu, pessoalmente, ouvi a Silke tocar uma vez e comprei vários CDs, todos autografados.. hehehe. Adorei! Mas não pude ficar para as master classes (do Femusc 2010), pois estava em época de vestibular. O que meus colegas que ficaram disseram é que ela é magnífica, dotada de uma técnica impressionante. Inicialmente, o Alex Klein, diretor artístico do Femusc, não a chamaria em 2011. Mas foi tamanho o seu sucesso, que ele acabou mudando de planos, e no ano que vem teremos a Silke outra vez.

Comentários