Projeto de Academia de Música

A boa notícia é que Alex Klein, o diretor artístico do Femusc (Festival de Música de Santa Catarina - Jaraguá do Sul) anunciou também, além do novo Festival em Uberlândia, a possível criação de uma Academia/Conservatório de Música com duração de 2 anos!! Segundo ele, seria bem parecido com o Femusc, com ótimos professores, muita música de câmara, muita prática de orquestra, sem deixar de lado os solos. Algo parecido com um Curtis ou uma New World Symphony.

A ideia seria preparar os jovens músicos recém-saídos da faculdade para trabalhar numa orquestra. O que acontece quase sempre no Brasil é que ao sair da faculdade, os músicos percebem que ainda falta muito para chegar ao nível exigido pelas orquestras. Sem prática e sem emprego, vemos nossas orquestras contratarem músicos estrangeiros, enquanto nós ficamos esperando alguma oportunidade aparecer. A Academia teria o objetivo de dar uma sólida base para que ao sair de lá, os músicos pudessem estar plenamente preparados para ingressar em uma orquestra.

Não seria uma orquestra jovem, o que é diferente. Seria uma orquestra pré-profissional. O nível de exigência para ingressar seria bem alto, para músicos que já passaram anos em orquestras jovens, mas que ainda precisam de um último empurrãozinho para atingir a exigência de uma orquestra profissional. Algo como um mestrado em performance, mas sem diploma, já que seria apenas experiência prática.

As vagas seriam bem reduzidas: apenas uma para harpa. Porém, a ideia é ter duas Academias, uma a princípio em Jaraguá do Sul e outra em algum outro lugar. Assim, seriam duas vagas para harpistas. Além disso haveriam vagas para todos os instrumentos de orquestras e piano, além de regência.

O programa não seria somente em performance, mas também em pedagogia. Assim, saindo de lá, os músicos teriam também bastante experiência lecionando, o que aumentaria as suas chances de emprego e opções profissionais.

Alex afirmou que as bolsas oferecidas seriam as melhores do país, havendo ainda outros benefícios (como a possibilidade de oferecer moradia).

Os Conservatórios/Academias não seriam voltados para universitários ou pré-universitários, porém seriam oferecidas classes e atividades intensas para esses grupos também, em outros programas.

Para aqueles que já estão preocupados, o Femusc não deixaria de acontecer. A Academia seria um outro projeto, que incluiria também atividades voltadas para as crianças (como o Femuskinho) e estudantes em geral, com música de câmara, classes teóricas, orquestras jovens, etc.  

Bom, a notícia é maravilhosa, mas ainda não está confirmada. Alex disse que a princípio a primeira turma começaria já em 2011, mas que não promete nada, pois para um projeto desse nível podem surgir muitos empecilhos. 

Fiquem de olho, preparem-se para a audição e vamos aguardar por mais notícias!!

Comentários