Porquê você precisa de um captador
Ok, se você já entende de acústica e sonorização, nem leia isso. Mas se você não entende, é só uma dica.
Estou escrevendo apenas como curiosidade, já que ontem mesmo li sobre o assunto e achei interessantíssimo. Anos inteiros sofrendo com um afinador que tem microfone interno e não veio com o tal do "microfone de contato" ou captador, descobri a causa.
Qual a diferença entre um microfone e um captador?
O microfone capta as vibrações do ar (assim como nossos ouvidos), transformando-as em sinais elétricos que posteriormente podem ser amplificados, ou no meu caso, decodificados pelo afinador, que me ajuda a afinar o instrumento.
Já o captador, como se fosse uma pessoa surda, pode sentir diretamente as vibrações da madeira, antes que elas sejam transmitidas pelo ar, para posteriormente fazer o mesmo que um microfone faz.
Eis aí o mistério solucionado!! Sem ter que passar pelo ar, o captador corre muito menos chances de sofrer contaminação de ruídos externos e é por isso que, com um captador ligado a um afinador, um harpista pode afinar sua harpa em meio a outros instrumentos barulhentos e insuportáveis, o que se torna-se i-m-p-o-s-s-í-v-e-l com um microfone normal.
Então, quando for comprar seu afinador, ou amplificador, dê preferência ao captador.Você não vai se arrepender!
Comentários
Postar um comentário