Harpa em Pauta - O projeto

Faz muito tempo que não escrevo aqui. Muito! Bastante coisa mudou desde minha última postagem em 2016. Mas esse não é o tema desse post. Se o tempo e a inspiração me permitirem, postarei mais detalhes sobre meus últimos anos futuramente.

Quero compartilhar com vocês meu projeto Harpa em Pauta, desenvolvido entre maio e setembro deste ano, com um ou dois vídeos semanais no meu canal do YouTube durante quase dois meses (agosto e setembro).

Basicamente, o projeto foi possível graças ao edital Cultura Presente nas Redes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. O edital foi aberto como forma de fomentar a cultura digital durante tempos de pandemia e meu projeto foi um dos contemplados pelo programa. 

A ideia era mostrar as diversas possibilidades sonoras e musicais da harpa. O público-alvo era diverso:  o público leigo, músicos que tenham interesse em tocar harpa, compositores e arranjadores. A intenção foi divulgar tudo o que a harpa pode fazer. É claro que isso é impossível, mas acho que consegui ser bastante abrangente.

Gente, deu muito trabalho! Mas muito, muuuuito mesmo. Fiz a maior parte de tudo. A ficha técnica basicamente deveria ser assim:

FICHA TÉCNICA

Idealização - Rayana do Val

Direção Artística - Rayana do Val

Direção Musical - Rayana do Val

Roteiro - Rayana do Val

Produção - Rayana do Val

Edição de Vídeo - Rayana do Val

Edição de Áudio - Rayana do Val

Mixagem - Rayana do Val

Masterização - Rayana do Val

Filmagem - Rayana do Val

Gravação de Som - Rayana do Val

Assistente de Teleprompter - Rayana do Val

Cenário - Rayana do Val

Iluminação - Rayana do Val

Contrarregra - Rayana do Val

Maquiagem - Rayana do Val

Figurino - Rayana do Val

Recrutamento de Artistas - Rayana do Val

Treinamento de Artistas Mirins - Rayana do Val

Artes Gráficas - Rayana do Val

Publicidade - Rayana do Val

Ah, e e não devemos esquecer:

Harpa - Rayana do Val

Mas meu consultor não me deixou colocar assim nos créditos ao final dos vídeos. Disse que parecia exagerado. Será mesmo?

É claro que não fiz tudo sozinha. Tive participações de artistas maravilhosos, dos meus alunos e do meu consultor, que me ajudou desde o início revisando o projeto, lendo todos os roteiros e assistindo a todos os vídeos antes de que fossem ao ar, opinando, sugerindo mudanças e especialmente me deixando tranquila de que o trabalho estava bom.   

Mas vou dizer que uma mãozinha física durante as gravações teria ajudado muito! Não tive essa ajuda, estou isolada com minha tia-avó de 91 anos, com quem  não pude contar muito, até porque as gravações costumavam começar depois das 23h30, quando a avenida aqui em frente já estava mais silenciosa. Nesse horário crianças e velhinhos já estão dormindo há muito tempo! Além disso, ela não é uma grande perita em tecnologias.

Quanto à edição de vídeo e som, fiz eu mesma porque o orçamento estava bem justo. Para ser bem sincera, não pagou nem o computador que eu comprei para poder trabalhar no projeto! Mas tudo bem, agora pelo menos tenho um computador. (Antes eu usava um computador velhinho que foi da minha avó - e acho divertido como as pessoas riem quando comento isso.) Mas eu não entendia nada de edição de vídeo, nem de coisa alguma de som (edição, mixagem, masterização). Tive que aprender na marra. E deu bem certo, na verdade.

As gravações se estendiam noite adentro, geralmente indo até às 2h ou 3h, chegando até às 4h da madrugada. Nos dias seguintes eram oito, dez ou até doze horas de trabalho no computador. E assim, sem muito descanso, sem muitos fins de semana. O trabalho pesado mesmo foi durante as gravações - de julho a setembro. Mas ao final tudo terminou a tempo, como planejado.

Apresentação feita, deixo aqui a live de divulgação, feita algumas semanas antes da estreia do programa, mostrando meu estúdio - meu próprio quarto.

E se você se animar, aproveite para assistir à série toda. Dê a sua curtida, faça comentários, inscreva-se no canal. Tudo isso é como você pode me mostrar que todo esse trabalho valeu a pena. E quem sabe eu até me anime a fazer algo parecido novamente... no futuro. Agora eu quero paz e descanso. Pois eu mereço, né?

Comentários

  1. Muito bem, Rayana! Um trabalho valioso de construção de materiais didáticos em português e de muita coragem, considerando os parcos recursos financeiros e de apoio logístico. Não desista!!!!! Precisamos muito de você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, obrigada Monica, querida!! Fiquei muito feliz com a mensagem. Muitos beijos.

      Excluir

Postar um comentário