Viajando com sua harpa - dicas úteis

Esse blog é como se fosse meu caderno de anotações. Várias vezes volto aqui para conferir alguma coisa que me foge da memória. Sinto não ter tornado pública minha pesquisa sobre harpas para comprar ou alugar na Europa - quando estive na Espanha, passei muitas horas procurando por uma e entrei em todos os sites possíveis. A ideia era publicar, caso alguém passasse o mesmo aperto que eu. Mas não fiz quando podia fazer e o tablet em algum momento precisou ser reformatado e aí já viu, perdi - ou perdemos - tudo.

Agora minha pesquisa é sobre companhias aéreas e suas restrições quanto a bagagens. O objetivo é transportar uma harpa dos EUA para o Brasil e, desculpe-me, estou um pouco sem paciência para ser mais abrangente. Caso queira trazer da Europa ou de qualquer outro lugar, talvez você precise fazer a pesquisa novamente. De qualquer forma, creio que essa pode ajudar muita gente.

A primeira postagem, no entanto, é bem geral - dicas de como viajar com sua harpa. Pouco a pouco postarei informações específicas sobre companhias aéreas.

O importante é saber que cada companhia aérea tem suas restrições e preços próprios e que alterações na política de bagagens podem ocorrer. Por favor, deixe um comentário se perceber qualquer erro aqui.

Nunca compre uma passagem só porque está barata. Você pode ter bastante dor de cabeça. Pesquise antes, confira se será possível mesmo trazer sua harpa e quanto você pagará por peso e tamanho extra. Um aluno meu uma vez teve que brigar na companhia porque não queriam deixá-lo embarcar com a harpa - isso porque ele tinha conferido antes sobre a possibilidade. Ou seja, mesmo com todo o cuidado, fique preparado para exigir seus direitos. Mas antes disso, conheça bem o regulamento interno da companhia.

Escolha um voo com poucas paradas. A cada mudança de aeronave, aumentam suas chances de ter seu instrumento extraviado ou danificado.

Proteja sua harpa com uma hardcase. Apesar de que conheço quem viaje com a harpa (céltica) apenas com a softcase (bag), cheia de enchimento, isso não é o mais recomendado. O instrumento pode ser mais facilmente danificado. 

Proteja sua harpa por completo. Nada de pés ou pedais descobertos. Tudo bem protegido. Dentro da caixa, envolva com tecido os pedais ou levers e se por acaso a case seja um pouco maior que seu instrumento, preencha todo o espaço extra para garantir que ela não se mova lá dentro.

Harpas são instrumentos grandes, é preciso despachá-las. As companhias não vão permitir que você leve dentro da cabine, nem que você pague uma passagem extra. Felizes os flautistas ou violinistas que podem levar como bagagem de mão. Um pouco menos felizes os contrabaixistas e violoncelistas que têm a possibilidade de pagar assento extra. Harpistas não tem essa possibilidade, o tamanho do instrumento não permite. A não ser que você toque uma harpa de colo, é claro.

Chegue cedo no aeroporto. Muitos problemas podem surgir quando você tem um volume enorme para despachar. Muitos outros podem surgir se você chegar em cima da hora!

Confira com a companhia onde você deve retirar sua harpa. E reze para que não seja junto com as outras bagagens. Você já viu como eles jogam as malas de qualquer jeito? Normalmente você deverá se dirigir a algum outro local.

Coloque várias etiquetas de FRÁGIL. Coloque em várias línguas, em vários lugares. Coloque também "Esse lado para cima". Estremeço só de pensar que alguém poderia colocar minha harpa de ponta-cabeça. 

Contrate um seguro para sua harpa. Ok, já estamos indo para o terreno do ideal. Mas se você pode, não deixe de fazê-lo e confira se ele cobre transporte - tanto nacional quanto internacional. Algumas companhias podem assegurar seu instrumento se você pagar uma taxa antes do embarque. Confira sobre essa possibilidade com a companhia de sua escolha e verifique preços antes de tomar qualquer decisão.

Um dolly será necessário se você estiver transportando uma harpa de pedais. Só que eu não sei como transportá-lo até o destino. Se alguém me der a dica eu incluo aqui. Com certeza não seria nada recomendável entregar uma harpa em cima de um dolly para ser despachado. Nem pense nisso. Talvez ele tenha que ser despachado junto com as malas, como outro volume. É, eu faria isso. Recolheria o dolly junto com as bagagens e depois iria buscar a harpa.

Se você está trazendo uma harpa nova, confira antes o quanto você deverá pagar na alfândega. Para não ter susto ou grandes problemas. Geralmente, calcule 100% de impostos sobre o valor da harpa. Alguns casos podem ser diferentes, mas isso é matéria para outro post. 

Seja rápido na hora de buscar sua harpa. Uma vez transportei minha cachorrinha e fiquei esperando ela aparecer junto com as bagagens (tsc, tsc). Como acabaram as bagagens e ela não aparecia, fui atrás de informações. Pelo que eu entendi os caras que descarregaram o avião nem sabiam que tinha um cachorro a bordo. Se eu tivesse demorado um pouco mais, o avião poderia ter decolado e levado a Vivi pra sei lá onde! Ou seja, não precisa ficar desesperado, mas não marque bobeira.

Relaxe. Afinal, ficar nervoso só complica as coisas. Depois de ter sua harpa despachada, aproveite sua viagem!!

Comentários

  1. Obrigada por compartilhar suas pesquisas e experiências, Ray!
    Muito legal (assim como seus outros posts!!)
    Mil beijinhos,
    Angela

    ResponderExcluir

Postar um comentário