Leia mais!! Trouble Shooting your Lever Harp

Há algum tempo li o livro "Trouble Shooting your Lever Harp - What to do when the repairman is 1000 miles away", edição revisada e expandida (em português Resolvendo Problemas na sua Harpa Céltica - O que fazer quando o técnico está a 1000 milhas de distância") de David Kolacny.

O livro é outro guia muito importante para se ter em casa, especialmente, claro, para quem toca harpa celta. Tem dicas de como resolver problemas com chaves de semitom, ruídos estranhos, cordas que quebram com muita facilidade, problemas nos pinos, pontes, etc, etc, etc.

Eu li do começo ao fim, mas é um livro bem técnico mesmo, pode não interessar a quem não gosta dessas coisas (mas vai interessar muito a quem gosta). Ele dá muitas dicas superinteressantes, e aqui no Brasil, com a escassez de técnicos ou luthiers que trabalhem com harpa, é um livro muito bem-vindo.

Tem uma parte do livro que ele dedica às levers, falando sobre cada uma das marcas especificamente, os possíveis problemas e como consertá-los. O livro está um pouco desatualizado porque não inclui por exemplo as recentes Camac levers e Delacour levers. 

Aliás, eu deveria escrever um post só sobre levers qualquer dia desses. 

O livro está disponível no site Kolacny Music, que é também uma loja de partituras, artigos para harpa, cordas, entre outros. Também é possível encontrar em outros sites na internet. Em inglês, 27 páginas.

Comentários