V68 Harp

Ai céus... eu sempre gostei de poder dizer que harpa é um instrumento triangular, no qual se pode ver através das cordas. Sempre achei que não tinha explicação melhor. Assim facilmente caem fora todas as liras, kânteles, saltérios... Mas e agora? Vejam esse instrumento. Para mim definitivamente é uma harpa. E digo mais, acho que estamos precisando de uma dessas com pedais na orquestra da UFRJ... rsrsrs :)

Ps: Depois de voltar a observar percebi que ela continua sendo triangular.. é um duplo triângulo, assim como ela é uma harpa dupla. Uff! Minha explicação do que é uma harpa continua valendo.


Comentários

  1. Rayana, harpa dupla é aquela que tem duas fileiras de cordas, sejam paralelas ou cruzadas, instrumento tocado por uma pessoa só.
    Nesse caso aí de cima, são duas harpas mesmo, mas que são gêmeas siamesas.
    Romero.

    ResponderExcluir
  2. A bem da verdade, são gêmeas xifópagas. Repara bem. Mas gostei dessas gêmeas.
    Romero.

    ResponderExcluir
  3. Hahaha não, aquelas são harpas de "cordas duplas" (não apenas duplas).. mas concordo que só dizer que é harpa dupla fica muito vago :) xipófagas então!

    De qualquer modo, nós estamos acostumados com a ideia de que se o instrumento pode ser tocado por duas pessoas, então na verdade são dois instrumentos, mas será? Acho que é um conceito que aceitamos mas que não necessariamente precisa ser real. Ih, Romero. Acho que podemos filosofar a respeito. Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Aliás, alguém pode me dizer onde está a caixa dessa harpa? Parece só um pedaço de madeira fino... e tem tanto som.. não entendi..

    ResponderExcluir

Postar um comentário