VII RioHarpFestival

Divulgando informação sobre o VII RioHarpFestival.


"Rio de Janeiro, 22 de novembro, 2011

Prezados Senhores:

Dando sequencia às versões anteriores, realizaremos o VII RioHarpFestival em maio 2012. 

Rio de Janeiro será o centro de atenção do mundo com a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, ambos acontecendo nesta cidade. Cercada por belezas naturais que fazem do Rio uma das cidades mais lindas do mundo, e tendo o Cristo Redentor como uma das suas grandes maravilhas, a cidade se tornou numa jóia da arquitetura mundial. Neste ambiente, pela sétima vez, o RioHarpFestival vai acontecer, fazendo do Brasil e sobretudo do Rio de Janeiro um dos roteiros mais lindos para um festival de harpa.

Na versão VII esperamos realizar até 80 concertos durante o mês de maio 2012 nos espaços mais importantes e representativos do Rio de Janeiro. Nosso objetivo, neste ano, é ter 30 harpistas de 25 países, pré-selecionados além dos mais importantes brasileiros. As manifestações de interesse serão aguardadas até o dia 15 de janeiro 2012. 

O RioHarpFestival está sendo realizado desde 2006, sempre no mês de maio, dentro do Música no Museu, oferecendo concertos diários de harpa em diversos espaços culturais da cidade. Desde a sua primeira versão, trouxe nomes expressivos da cena international da harpa combinado com os brasileiros mais renomados nos seus quase 200 concertos e a cada ano 30 até 35 harpistas representando 25 a 30 países. Entre eles, Marielle Nordman, Jana Bouskova, Rita Costanzi, Maria Rosa Calvo-Manzano, Isabelle Perrin, Florence Sitruk, Marie Palatine, Elizabeth Remy, Maria Luisa Rayan-Forero, Andrew Lawrence King, Natalie Chatelain, Kumiko Inoue, Kaori Otake, Gwyneth Wentink, Mario Falcao, Ernestine Stoop, Benjamin Creighton, Athy, Elena Zaniboni, Angela Madjarova, Anna Verkholantseva, Manal Mohei Eldin, etc. 

A harpa, o instrumento mais antigo do mundo, foi conhecida no Brasil através do nosso RioHarpFestival que atrai uma média de 12 000 pessoas por ano, e além disso sempre teve uma grande repercussão na mídia.

O convite está feito. O VII RioHarpFestival faz parte do projeto Musica no Museu (www.musicanomuseu.com.br) tendo 14 anos de atividades e mais de cinco milhões de citações no Google.

Estamos esperando por vocês, saudações de Sergio da Costa e Silva, Diretor do VII RioHarpFestival - Musica no Museu.




Seguem mais detalhes sobre os festivais anteriores:

Iniciado em 2006, na sua primeira versão trouxe 7 harpistas de vários países. Já na segunda edição, nos meses de maio e junho de 2007 tornou-se uma vitoriosa marca como um dos maiores festivais de música clássica do Brasil, e talvez o de maior duração no mundo, reconhecido, pelos próprios harpistas estrangeiros, já que se desenrolou em 60 dias, incomum em iniciativas idênticas. Foi um grande sucesso de crítica, mídia e público, com seus 79 concertos realizados nos mais expressivos espaços do Rio de Janeiro, e tendo também alcançado São Paulo e Belo Horizonte. Destacamos a participação de 33 renomados harpistas de 25 países diferentes, além dos mais expressivos e também jovens brasileiros do Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, ao lado de outros grandes músicos e orquestras que acompanham em algumas de suas apresentações.

Além da programação cultural gratuita, o Festival promoveu um intercâmbio entre nossos músicos, estudantes de harpa e músicos de outros países, através de palestras e Master Classes. Quase 25.000 pessoas assistiram aos concertos, todos lotados, considerando-se uma média de 300 pessoas por concerto, e destacamos a presença de alunos de escolas públicas, especialmente convidados pela direção do projeto.

A crítica e a mídia foram generosíssimas: mais de 500 registros nos jornais e revistas, 200 minutos nas rádios e outros 500 minutos nas TVs, permitindo que além do público que foi aos concertos, muitos pudessem assistir também através dos veículos de comunicação.

Já na sua 3ª versão em 2008, o êxito se repetiu, 50 concertos, 25 harpistas de 20 países e um público estimado em 20.000 pessoas que sempre lotaram todos os seus espaços. Na 4ª. (2009), 5ª. (2010) e agora na 6ª.em 2011, o sucesso também vem se repetindo, sempre com um público crescente. 

O evento, além dos museus, centros culturais, igrejas e palácios que fazem parte da série Música no Museu também se desenvolveu em pontos turísticos do Rio de Janeiro “Pão de Açúcar , Corcovado e Ilha Fiscal” além das estações do Metrô.

Tudo com a maior repercussão na mídia."

E-mail para contato: viirioharpfestival2012@gmail.com

Comentários