Adán Vásquez - Recital e Mater Class

Recebi por e-mail o flyer e as informações abaixo e estou divulgando.


Amigos,

Na próxima segunda-feira, dia 18 de abril, a Linha de Ação Sons no Fórum, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, em parceria com Vanja Ferreira, apresenta recital de harpa de Adán Vásquez, premiado músico dominicano, fundador e diretor da Uptown Opera Company, de Nova York. O recital contará com as participações especiais de Cláudia Rosa, na viola, Igor Levy, na flauta e Vanja Ferreira, na harpa, e começará às 19h, na CEU, Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo, Rio de Janeiro.

No dia 20, no mesmo local, Adán promove uma master class. As inscrições custam R$ 40,00 para harpistas e R$ 20,00 para ouvintes. O pagamento é feito na hora, mas a pré-inscrição deve ser feita por email para sonsnoforum@forum.ufrj.br, com o assunto solicito ficha de inscrição.

Mais informações no flyer abaixo.

Aguardamos vocês!

-----

ADÁN VÁSQUEZ

Aclamado pelo New York Concert Review Inc. por sua "clareza e projeção", e descrito pelo crítico de música do Listín Diario de Santo Domingo como "um artista muito talentoso que se apresenta com um domínio total sobre seu instrumento," Adán Vásquez é um músico versátil que estabeleceu seu domínio sobre a harpa tanto como solista quanto como integrante de conjuntos musicais. Igualmente à vontade nos repertórios tradicional e contemporâneo, o Sr. Vásquez foi elogiado por sua experiência na exigente técnica Salzedo de tocar harpa.

Adán Vásquez iniciou seus estudos musicais ainda jovem no Conservatório Nacional de Música em sua terra natal, na República Dominicana, onde estudou com Mirla Salazar. Em 1989, foi premiado com uma bolsa de estudo do governo da República Dominicana e se mudou para o Chile para estudar com o harpista de concerto Manuel Jimenez, na Faculdade de Artes da Universidade do Chile. Mais tarde, mudou-se para Nova Iorque, onde completou a sua formação no Brooklyn College Conservatory of Music, onde estudou com a conhecida harpista do American Ballet Theater, Sara Cutler. Pouco tempo depois, obteve título de Mestre na Manhattan School of Music, onde continuou seus estudos avançados com a renomada harpista Lucille Lawrence.

Vásquez é muito requisitado como artista convidado e esteve em várias orquestras sinfônicas como solista, incluindo a Orquestra Sinfônica Nacional do Chile, a Orquestra Sinfônica Nacional da República Dominicana, e a Orquestra Sinfônica de Brooklyn Heights em Nova Iorque. Em 2004, foi convidado a participar no Primeiro Festival Internacional de Harpa do Rio de Janeiro, onde também lecionou e ministrou aulas de mestrado sobre a técnica Salzedo. Em 2009, foi solista com a Orquestra Celebrate!, sob a direção de Maestra Laurine Celeste Fox no Merkin Concert Hall, num concerto promovido pela Clásicos Dominicanos.

Adán Vásquez também estreou obras encomendadas especialmente para ele por compositores contemporâneos, como William Dickerson, Gary Heckard, e Eugenio Escobar. Recentemente, fez parte da primeira apresentação mundial das obras "Gólgota, Opus 202" de David Noon e "Equinox", de Jim Noyes.

Adán Vásquez mantém raízes profundas com a comunidade de Washington Heights, coração da comunidade dominicana em Nova York, onde vive e trabalha na escola Gregorio Luperón High School, uma escola para filhos de imigrantes, onde é Coordenador do Departamento de Música e fundador e diretor da Uptown Opera Company. Adán Vásquez também é o presidente da Associação Dominicana dos Artistas Clássicos.

---

Sons no Fórum
Coordenação: Vanessa Rocha
Assistente de produção: Marcela de Oliveira

Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
21 2295-1595 | 2295-2346 | 9303-3476

Comentários