Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2012

Harpa por aí

Eu estava ouvindo Marisa Monte sem prestar muita atenção e de repente percebi algo tão familiar... sim, havia uma harpa!! Aí me lembrei que a Cristina Braga já gravou com vários artistas. Então fui até o site dela para conferir e, como eu imaginava, era isso mesmo. Como curiosidade, para quem quiser escutar, há no site da Cristina uma página só com as músicas que ela gravou com alguns artistas. Clique aqui .

O que os harpistas (homens) fazem

Imagem
Gostei!

A Harpa na Sociedade Carioca - Século XIX (1817/1890)

E olha só o que eu achei nas minhas buscas pela internet. Um texto escrito por Vanja Ferreira, justamente sobre o tópico do post anterior. Está disponível aqui . Procure pelo texto da Vanja, é o segundo. Gostei do texto, esclarece um pouco sobre a presença de harpistas no Brasil desde o século XIX, além de dar umas rápidas pinceladas sobre a história da harpa, chegando até a harpa de pedais. Curiosamente, segundo o texto, a harpa de pedais de Erard já estava presente no Brasil apenas sete anos após ter sido inventada! Chamou particularmente minha atenção a frase "para ser um homem feliz são imprescindíveis quatro coisas: um lar acolhedor, uma almofada cômoda para se reclinar sobre uma cadeira, uma mulher virtuosa e uma harpa bem afinada" (Leges wallicae ou Leis de Gales).

Não foi sempre assim

Bom, resolvi escrever sobre a situação atual do harpista brasileiro para que possamos nos conscientizar e, quem sabe, de alguma forma tentar mudar esse panorama. Claro, não vou falar sobre tudo. Eu só queria comentar sobre a escassez de instrumentos no país. Sempre quando aparece algum novo aluno, ou quando um interessado entra em contato, uma das primeiras perguntas - como não poderia deixar de ser - é onde adquirir o instrumento. No momento em que escrevo essas linhas, sei de algumas pessoas começando a fabricar harpas célticas em Brasília ( Harpas Ômega ), uma única loja de artigos especializados em harpa ( Harpa Brasil ), um representante da Paraguayan Harps no Brasil e basicamente, só. Se alguém souber maiores informações, por favor, escreva ali abaixo nos comentários. Somando-se a isso, vem a questão dos preços. Tudo é caro, a importação exige o pagamento de impostos abusivos e taxas de todo tipo. Uma harpa de pedais não sai por menos de cinquenta mil. Ou seja, nada ajuda. P

O que os harpistas fazem IV

Imagem
Ok, já que comecei, vou continuar postando aqui todos os que aparecerem.

O que os harpistas fazem III

Imagem
Tudo bem, agora já chega né.

O que os harpistas fazem II

Imagem
Nova versão. Já fazem uns dias que eu estava me perguntando quando fariam um desses para harpistas. Só hoje apareceram dois. Adicionar legenda

O que os harpistas fazem

Imagem
Na onda de "o que as pessoas pensam que eu faço", alguém criou um sobre harpistas. Direto do facebook para vocês, "What harp players do". Clique na imagem para ampliá-la.

Recital de Formatura - Angela Duarte

Imagem
Convite para o recital de formatura da harpista e amiga Angela Duarte. Data: 23/02 (quinta-feira pós-Carnaval) Horário: 20h Local: Faculdade Santa Marcelina (R. Dr. Emílio Ribas, 89 - Perdizes - São Paulo/SP)

Vida de harpista

Imagem
Achei muito bom esse vídeo com algumas cenas típicas da vida de um harpista! Uma produção da Yale Harp Studio Harpistas: Olivia Coates Grace Guo Chelsea Lane ( http://www.youtube.com/47strings ) Dana Schneider Kristan Toczko ( http://www.youtube.com/harpistKT ) Músicos: Claire Allen-Solomon Rosa Jang Nick Jones Paul Nemeth Greg Robbins Naomi Woo

Femusc no Jornal Nacional

Fico feliz de ver que somos cada vez mais notícia na mídia. Agora em horário nobre em rede nacional, a notícia da compra de 17 harpas em Jaraguá do Sul e do grande festival de música que ocorre por lá todos os anos. Notícia esta que já sabemos há um tempo, mas que, ao ser veiculada pela mídia, pode e há de ajudar a divulgação do nosso instrumento, e da grande dificuldade em ser harpista no Brasil. E assim, acredito que novas portas possam se abrir e já novos horizontes começam a despontar. Não consegui postar o vídeo diretamente no blog. Clique aqui para assistir.