Postagens

Mostrando postagens de maio, 2011

Pleyel x Érard

Imagem
A harpa passou, durante os séculos, por diversas transformações. A harpa de pedais de dupla ação, como conhecemos hoje, existe há pouco mais de dois séculos. Existiram muitas tentativas de tentar transformá-la num instrumento de maiores possibilidades, como a própria utilização dos pedais, ou de fileiras duplas ou triplas de cordas.  Em 1903, a fábrica de instrumentos Pleyel encomendou de Debussy uma peça para harpa e orquestra de cordas, para exibir sua novíssima criação, uma harpa cromática com duas fileiras de cordas, eliminando a necessidade de pedais, facilitando passagens rápidas de uma tonalidade a outra ou a utilização de muitos acidentes. Era um instrumento potencialmente revolucionário. Para isso, Debussy escreveu em 1904 as "Danças Sacras e Profanas".  A firma  rival, Érard, principal fabricante da convencional harpa de pedais, encomendou de Ravel uma peça para demonstrar as possibilidades de seu instrumento. "Introdução e Allegro" foi então escrita, se

Festival Vale do Café 2011

O Festival Vale do Café oferecerá curso de harpa esse ano, depois de tê-lo cortado no ano passado. O professor será nosso muito querido Marcelo Penido , professor de harpa da UFMG. As inscrições estão abertas até o dia 15/07, através do site do festival . Pedidos de bolsas podem ser enviados para  lcmuca@gmail.com .   O festival acontecerá de 25 a 29 de julho de 2011 na cidade de Vassouras/RJ. Para maiores informações acesse o site .

VI Edição do RioHarpFestival

O mês de maio é mais uma vez o mês das harpas no Rio de Janeiro. Veja postagem do ano passado sobre o evento. É só dar uma olhada no site do evento e conferir: são 31 dias de harpa nos mais variados locais da cidade maravilhosa. Harpistas do mundo todo estão chegando para compartilhar conosco um pouquinho da sua arte. E o melhor: a entrada é franca. Verifique no site do Festival Internacional de Harpas do Rio de Janeiro (ou RioHarp Festival) a programação completa. Colocarei em breve também em nosso roteiro a programação. Não perca!!