Postagens

Mostrando postagens de julho, 2010

Gustavo Beaklini no Programa do Jô

Para quem não assistiu (ou para quem quer ver de novo), vou postar aqui a entrevista do harpista Gustavo Beaklini, brasileiro, atualmente morando nos Estados Unidos. A entrevista, no Programa do Jô, foi ao ar na Globo e CBN em 2007. Veja mais vídeos do harpista no youtube .

Dicas em Vídeo

Estes vídeos da Sylvia Woods, harpista americana, são muito interessantes por mostrarem passo a passo como é a harpa, como trocar cordas, com afinar, etc. São informações úteis de se ter à mão em caso de necessidade, especialmente para os iniciantes. Os vídeos estão em inglês, sem legendas. Encontre mais informações sobre Sylvia Woods no site-loja da harpista: www.harpcenter.com . Neste site é possível comprar harpas, cordas, CDs, livros, e uma infinidade de outras coisas. Introdução: Partes da Harpa Introdução à Afinação e Afinadores Eletrônicos Introdução à Afinação e Dicas Afinando a Harpa Céltica em Dó ou Mi bemol Escolhendo a Corda Certa Como Fazer o Nó Como trocar a Corda

Habanera de Ravel

A habanera, ou havaneira, é uma dança originária dos negros de Cuba, exportada para a Europa, onde se popularizou, sendo trazida de volta para a América, no século XIX. É lenta, em 2/4 e, assim como tantas outras danças, foi utilizada por grandes compositores, como Claude Debussy, Gabriel Fauré, Camille Saint-Saëns, Georges Bizet e Maurice Ravel. Esse vídeo que postei aqui, com a Habanera de Ravel, me chamou a atenção por vários motivos, que vocês devem notar. Espero que gostem! Habanera de M. Ravel - originalmente um vocalise para baixo (voz) e piano, mais tarde transcrito para violoncelo e piano pelo próprio compositor - Jeanne Gollut (flauta de pã) e Julie Sicre (harpa)

Harpa Paraguaia de Mariano Gonzalez

Para variar um pouquinho, vou postar aqui alguns vídeos do harpista paraguaio Mariano Gonzalez. Mariano é harpista, compositor e luthier, nascido no Paraguai e atualmente vivendo nos Estados Unidos, apresentando-se internacionalmente. Caso haja interesse em adquirir seus CDs ou deseje maiores informações, visite sua página oficial www.mariano-gonzalez.com . Existem vários vídeos do harpista no youtube também. "Camino a Buena Vista" para harpa, piano e percussão, composição de Mariano Gonzalez. "Recuerdos de la Alhambra", originalmente para violão, composição de Francisco Tarrega.

Ana Carolina com harpa de Cristina Braga

Esta semana, minha professora de Didática, para finalizar o semestre, pediu que fizéssemos um sarau. Cada um deveria levar sua contribuição. Como não tem condição nenhuma de levar a minha harpa para a faculdade (o prédio de Educação não é o mesmo de Música), levei só uma poesia que escrevi há alguns anos, sobre a harpa. Outros tocaram, cantaram, levaram vídeos. Um dos vídeos foi a professora que levou, uma música do DVD "Estampado - Um Instante que não Para" da Ana Carolina, com o acompanhamento de uma harpa. Fiquei feliz de ver minha professora Cristina Braga tocando. Mas apesar de interessante, é um pouco triste pensar que outros instrumentos tem tantos adeptos e a harpa segue sendo um instrumento de tão, tão poucos que por acaso eu não só conheço a harpista que estava tocando, mas é minha professora! Espero que um dia isso mude. Espero que um dia existam tantos harpistas no Brasil que seja impossível conhecer todos. E espero que as vagas em orquestras e oportunidades de t

Bach - Variações Goldberg para harpa

As Variações Goldberg, BWV 988, de Johann Sebastian Bach foram transcritas e gravadas pela primeira vez na harpa pela britânica Catrin Finch em 2009. Ela também editou as partituras transcritas para harpa, que estão à venda.  No youtube encontram-se alguns vídeos, que nos dão uma ideia desse grande trabalho. Em dois dos vídeos abaixo ela comenta sobre seu trabalho e as dificuldades em transcrever as músicas para a harpa. Mais informações e venda de CDs no site oficial da harpista:  http://www.catrinfinch.com/ .